segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Vime***

O VIME...


O vime é extraído de espécies do gênero Salix, da famíliaSalicaceae. São conhecidas cerca de 300 espécies desse gênero, entre árvores e arbustos que são encontradas na Europa, América do Norte, Ásia e África.


No Brasil as espécies de Salix foram introduzidas a mais de meio século em São Paulo e a mais de um século em Santa Catarina através dos imigrantes italianos.



O cultivo do vime é incentivado pois além da geração de empregos o mesmo também não utiliza em sua plantação pesticidas, preserva o solo, recicla nutrientes, melhora a qualidade da água, protege as margens de rios e está adaptado as condições locais.




Hoje com a produção do vime sintético, a sua extração diminuiu consideravelmente na Europa, porém no Brasil sua produção ainda é abundante. Ela concentra-se principalmente nas regiões da Serra Catarinense, nos municípios de Rio Rufino, Bom Retiro, Bocaína do Sul, Urubici, Urupema, Painel e Lages, de onde se expandiu para outras regiões do estado.



O vime sintético é uma material em fibra de polietileno, caracterizado pela sua flexibilidade e elevada força de tensão. É resistente a variações de temperatura, aos raios UV e à água. O vime sintético é mais caro que o natural, porém mais higiênico, utilizado principalmente na confecção de móveis para bebês e cestas para pães.







******







Nenhum comentário:

Postar um comentário